Projeto Pedagógico

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PROJETO  PEDAGÓGICO

PROJETO - TURISMO DO SABER SEE-SP: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO; ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) CAPIVARI - MONOS

JUSTIFICATIVA:  Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e a urbanização, com um processo de concentração populacional nas cidades.

À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.

A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na construção e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.

 

OBJETIVOS: levar os alunos a adotarem posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

  A visita a natureza, APA CAPIVARI-MONOS, lei 13.136/01 , declarado pela UNESCO com uma RESERVA DA BIOSFERA, o aluno  terá uma rara oportunidade, de está em contato com um dos ecossistemas mais ameaçado do planeta, a MATA ATLÂNTICA. Onde nasce o único rio sem poluição, o CAPIVARI.

 

CONTEÚDO:

  • Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida;
  • Os ciclos da matéria orgânica e sua importância para o saneamento;
  • As teias e cadeias alimentares ;
  • A conhecer a biodiversidade  da  MATA  ATLÂNTICA;
  • Fazer render ao máximo os recursos naturais da cidade e levar o desenvolvimento sustentável através do ECOTURISMO, para a região da APA CAPIVARI-MONOS;
  • A diversidade cultural e a diversidade ambiental;
  • A interdependência ambiental entre as áreas urbana e rural;
  • A necessidade e formas de coleta e destino do lixo
  • A necessidade e as principais formas de preservação e  conservação ambiental
  • As formas de estar atento e crítico com relação ao consumismo.

 

 ESTRATÉGIA:

  • Relação do homem com a zona rural;
  • Plantio de espécies nativas da mata atlântica e plantas medicinais;
  • Fotos, vídeo e painéis da  região da APA CAPIVARI-MONOS;
  • Trilhas temáticas.

 

AVALIAÇÃO:

  • Gincana ecológica;
  • Perceber a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável;
  • Reconhecer alguns processos de construção de um ambiente, tanto urbano quanto rural;
  • Diploma “defensor da natureza”. 

 RECREAÇÃO EDUCATIVA DESENVOLVIDA PELO ANIMADOR CULTURAL:

 

OBJETIVOS:

  • Brincar e aprender com a natureza;
  • Adaptar seus movimentos ao caminhar em um ambiente natural;
  • Participar de atividades em grupo, promovendo a sociabilidade, crescimento pessoal e auto-estima;
  • Desenvolver a percepção ao caminhar em uma trilha;
  • Desenvolver a sensibilidade ouvindo os diversos sons da natureza.

 

AÇÃO INTERDISCIPLINAR:

 

Integrar as áreas de estudo, disciplinas:

  • Língua Portuguesa e Educação Artística: relatório de visitas, entrevistas com a equipe de recreação e técnica da SILCOL e produção de desenho sobre a flora local;
  • Ciências : Fazer o plantio na escola de sementes recebidas de ONG ajudando assim a reflorestar o meio ambiente  local;
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia : Relação do homem x meio ambiente,  colônia alemã e aldeias indígenas localizadas na APA CAPIVARI-MONOS. Ocupação do espaço local por estrada de ferro  e geração de renda com a produção agrícola orgânica  e Ecoturismo. Paisagem, vales e a bacia hidrografia  do Capivari-monos;
  • Matemática: Classificação, seriação e quantificação das espécies de plantas .