PROJETO PEDAGÓGICO
PROJETO - TURISMO DO SABER SEE-SP: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO; ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) CAPIVARI - MONOS
JUSTIFICATIVA: Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e a urbanização, com um processo de concentração populacional nas cidades.
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.
A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na construção e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.
OBJETIVOS: levar os alunos a adotarem posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.
A visita a natureza, APA CAPIVARI-MONOS, lei 13.136/01 , declarado pela UNESCO com uma RESERVA DA BIOSFERA, o aluno terá uma rara oportunidade, de está em contato com um dos ecossistemas mais ameaçado do planeta, a MATA ATLÂNTICA. Onde nasce o único rio sem poluição, o CAPIVARI.
CONTEÚDO:
- Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida;
- Os ciclos da matéria orgânica e sua importância para o saneamento;
- As teias e cadeias alimentares ;
- A conhecer a biodiversidade da MATA ATLÂNTICA;
- Fazer render ao máximo os recursos naturais da cidade e levar o desenvolvimento sustentável através do ECOTURISMO, para a região da APA CAPIVARI-MONOS;
- A diversidade cultural e a diversidade ambiental;
- A interdependência ambiental entre as áreas urbana e rural;
- A necessidade e formas de coleta e destino do lixo
- A necessidade e as principais formas de preservação e conservação ambiental
- As formas de estar atento e crítico com relação ao consumismo.
ESTRATÉGIA:
- Relação do homem com a zona rural;
- Plantio de espécies nativas da mata atlântica e plantas medicinais;
- Fotos, vídeo e painéis da região da APA CAPIVARI-MONOS;
- Trilhas temáticas.
AVALIAÇÃO:
- Gincana ecológica;
- Perceber a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável;
- Reconhecer alguns processos de construção de um ambiente, tanto urbano quanto rural;
- Diploma “defensor da natureza”.
RECREAÇÃO EDUCATIVA DESENVOLVIDA PELO ANIMADOR CULTURAL:
OBJETIVOS:
- Brincar e aprender com a natureza;
- Adaptar seus movimentos ao caminhar em um ambiente natural;
- Participar de atividades em grupo, promovendo a sociabilidade, crescimento pessoal e auto-estima;
- Desenvolver a percepção ao caminhar em uma trilha;
- Desenvolver a sensibilidade ouvindo os diversos sons da natureza.
AÇÃO INTERDISCIPLINAR:
Integrar as áreas de estudo, disciplinas:
- Língua Portuguesa e Educação Artística: relatório de visitas, entrevistas com a equipe de recreação e técnica da SILCOL e produção de desenho sobre a flora local;
- Ciências : Fazer o plantio na escola de sementes recebidas de ONG ajudando assim a reflorestar o meio ambiente local;
- História, Geografia, Filosofia e Sociologia : Relação do homem x meio ambiente, colônia alemã e aldeias indígenas localizadas na APA CAPIVARI-MONOS. Ocupação do espaço local por estrada de ferro e geração de renda com a produção agrícola orgânica e Ecoturismo. Paisagem, vales e a bacia hidrografia do Capivari-monos;
- Matemática: Classificação, seriação e quantificação das espécies de plantas .