EE Giulio David Leone: Projeto Geração de Sucesso

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EE GIULIO DAVID LEONE

Projetos

1- Geração de sucesso (mesa redonda)

2- Integração (campeonato)

3- Ensinando Xadrez

4-  Artífices da Imaginação (RPG)

5- Sociedades Tribais

 

1- Geração de Sucesso (mesa redonda)

Justificativa: Diante de um mercado de trabalho crescente a disputa por uma vaga de trabalho se torna mais competitiva com o fenômeno de uma nova onda de imigração para o Brasil, em pleno século XXI.

Objetivo: Desenvolver no aluno a habilidade de buscar informações e perceber as oportunidades que estão a sua volta.

Metodologia: Pesquisa de mercado de trabalho através das novas tecnologias de informações, assim como em revistas especializadas. Adotando a participação em debates, feiras e palestras.

Fator de Mobilização: Mesa redonda; “tema - geração de sucesso”. Conversando com jovens que já estão no mercado de trabalho e outros que são empreendedores de sucesso.

Materiais: Cópias, notebook, Ipad, canetas, máquinas fotográficas, gravadores, TV de led e aparelhos de DVD (com entrada USB).

Plano de ação:

1º Mesa redonda: dia 18 de maio

Convidados:

  • Lucas Marin, 21 anos – Cursando ultimo ano de Ciências Contábeis – Treenin na PWC
  • Nathália Colar, 22 anos – Advogada – OAB 330332
  • Matheus Silva, 14 anos – EM e Edificações – Futuro Engenheiro da Petrobras.
  • Thayna Silveira, 17 anos – Cursando 1º ano Engenharia Civil – UNIP

2º Mesa Redonda: dia 22 junho

Convidados:

  • Empresários e empreendedores

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:

Série:                           idade:                            fone:

Facebook:                          e-mail

Qual o curso que você gostaria de se formar na faculdade?

Você sabe quanto ganha um profissional nesta área?

Você vai fazer o ENEM?

Você sabe o que é PROUNI? Explique.

Em qual faculdade ou universidade você gostaria de estudar.

Você vai prestar vestibular? Em qual faculdade?

Quanto custa mensalidade do curso que você pretende fazer na faculdade?

Você está fazendo ou já fez algum curso de capacitação/profissionalizante? Quais?

Qual é o domínio do idioma inglês que você tem hoje?

(     ) influente (    ) intermediário (   ) básico (   ) ainda não aprendi

 

Ações preparatórias:

Revista: Jovens F5                           
Textos: relacionados com profissões, vocação, motivação.
PRODUTO FINAL:

  • Produção: textos, relatórios, vídeo, entrevista,

2- Integração (campeonato)

Justificativa: Existência de problemas de disciplina na sala de aula, muito devido à postura agressiva dos alunos com o professor, o que cria barreiras para seu aprendizado.

Objetivo: Integração dos professores e alunos, diminuindo a barreira entre ambos, com o intuito de diminuir a “barreira/distância” no relacionamento cotidiano.

Metodologia: Utilização do esporte como intermediário da aproximação pretendida, uma vez que todo o processo atingirá o objetivo de forma fluídica e orgânica.

Fator de Mobilização: Revisar/desmistificar a visão já formada de alguns alunos em ralação a seus professores, através da disputa e do espírito esportivo.

Materiais: Bola, trave, rede e apito.

3- Ensinando Xadrez

Justificativa: Aprimorar o conhecimento dos alunos no âmbito lógico e matemático, uma vez que esta clientela apresenta dificuldades nessas áreas.

Objetivo: Desenvolver adequadamente o raciocínio lógico/matemático, assim como a estratégia para novas resoluções para chegar à um objetivo final.

Metodologia: O jogo de xadrez é um meio eficiente de desenvolver as habilidades pretendidas, uma vez que o jogo em si incentiva o pensamento lógico na obtenção de novos caminhos com foco de um objetivo.

Fator de Mobilização: Disputas através de um campeonato, em que o mesmo se aprimora no processo.

Materiais: Tabuleiro, peças, relógio e material de divulgação/premiação.    

4- Artífices da Imaginação (RPG)

Justificativa: Devido a observação do crescente desinteresse da nova geração em relação à busca do conhecimento, uma vez que a informação é fornecida em quantidade, porém, não em profundidade.

Objetivo: Desenvolver o interesse do aluno pelo conhecimento, sua autogestão no aprendizado e o pensamento criativo/imaginativo.

Metodologia: Ensinar a como jogar RPG, onde através de sessões contínuas, os alunos serão capazes de juntos desenvolver uma história, necessitando tanto do conhecimento emocional quanto do racional.

Fator de Mobilização: Sessões sequenciais de RPG, buscando a diversão de todos e instigar a vontade pelo conhecimento.

Materiais: Dados (de várias faces), livros básicos (sistema) e xerox de fichas.

5- Sociedades Tribais

Justificativa: Diante de um mundo globalizado e de novas tecnologias temos como contraponto as sociedades “tribais” ou “tradicionais”.

Objetivo: Ampliar os horizontes dos alunos através da observação da diversidade e complexidade das sociedades.

Metodologia: Formação de turmas em grupos temáticos.

1. Povo Tupi-Guarani

2. Povo Yanomami

3. Povo Pataxó

4. Povo Maore

5. Tribos na Escócia – Sistema cônico

Fator de Mobilização: Vivência em uma aldeia tupi-guarani e a apresentação na escola.

Materiais: Aparelhos de som/vídeo, materiais de artes e excursões à reservas.

Produto final:

Dicionário Tupi-Guarani
Banner do projeto 80X120
Apresentação na escola ou no teatro do CEU V Rubi do povo Guarani
Entrega do TCB – Trabalho de Conclusão do Bimestre – normas ABMNT
Apresentação do Projeto através dos recursos tecnológicos:

a) Facebook – Youtube – PowerPoint - Google Earth

Plano de Ação:

  • Sociologia: Organização social e política da sociedade tribal. Pesquisa e entrevista com o Cacique da Aldeia Tenondê Porã. Visita a aldeia.
  • Filosofia: Mitos e lendas.
  • Geografia: Localização e marcação do território através do Google Earth com as coordenadas geográficas.
  • Artes: Pintura, artesanato, cerâmica, dança.
  • História: da origem aos dias atuais.
  • Português: tronco linguístico.

Período do Projeto: 2º bimestre de 2013.

Inicio:  dia 06 de maio. Fim: dia 21 de junho.

DIVULGAÇÃO DO PROJETO:

Reuniões com representantes dos grupos/turma/série/time

  • Cartazes – Faixas - Convites – Filmes relacionados ao tema.

HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS 3ª série EM.

  • 01- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação; considerando a função social desses sistemas. ( H3-Enem)
  • 03-Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é esse público alvo, pela análise de procedimentos argumentativos utilizados. (H23- Enem)
  • 11- Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas. ( H10-Glll ( 3º série EM Saresp)