Pague com PagSeguro



YouTube

Projeto Eco Pedagógico: AULA VERDE PISCICULTURA

AULA VERDE - NA FAZENDA DE CRIAÇÃO DE PEIXE

Tilápia: criação tipo exportação

19 /12/ 2006 -  Délcio Rocha

      O cultivo e o processamento de tilápia se multiplicam no Brasil, incentivados pelos consumidores estrangeiros. Pólos de cultivo e processamento de tilápia se multiplicam no Brasil, impulsionados principalmente pelo interesse dos consumidores dos Estados Unidos e da Europa

        A tilápia deu a volta por cima. Tida como praga no Brasil até meados da década de 1970, em pouco tempo tornou-se um dos peixes mais requisitados do mundo. Versátil, de sabor suave e agradável, a espécie, de origem africana e introduzida no país na década de 1940, vive seu apogeu. "O filé branco sem espinhas e o sabor quase neutro possibilitam que ela seja adaptada a qualquer cozinha internacional. Ela não concorre com nenhum outro peixe. Ganha um espaço próprio", diz Luis Henrique Barrochelo, gerente do frigorífico Tilápia do Brasil, um dos maiores exportadores do país.

       E é justamente o aquecimento da demanda externa que está dando novos contornos à aqüicultura brasileira. Estatísticas indicam que a produção global crescerá 50% até 2010, quando o mundo estará produzindo algo próximo de três milhões de toneladas da espécie. O desenvolvimento da atividade no Brasil tende a acompanhar o ritmo do mercado internacional. E, se depender dos esforços internos, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, o país promete não fazer feio diante dos maiores produtores mundiais, entre os quais já se destaca no oitavo lugar do ranking.

O peixe em números

• O Brasil produz cerca 70 mil toneladas de tilápia

• Esse negócio já movimenta 105 milhões de dólares por ano no país

• Os Estados Unidos são os maiores compradores do peixe, adquirindo 135 mil toneladas por ano no mercado mundial

• A China é o maior produtor do planeta e responde por 45% da oferta global

Exibindo Imagens 1 a 40 de 102

Páginas:  1   2   3 

A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (1) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (10) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (11)
A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (12) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (13) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (2) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (3)
A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (4) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (5) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (6) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (7)
A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (8) A ESCOLA VAI A FAZENDA SILCOL (9) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (1)
A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (10) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (11) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (12) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (2)
A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (3) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (4) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (5) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (6)
A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (7) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (8) A FAZENDA CAMINHO DAS AGUAS (9) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL
AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (1) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (10) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (11) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (2)
AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (3) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (4) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (5) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (6)
AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (7) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (8) AULA VERDE NA FAZENDA SILCOL (9) DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SILCOL POUSADA