Pague com PagSeguro



YouTube

Projeto Eco Pedagógico: Projeto Pedagógico

PROJETO  PEDAGÓGICO


PROJETO - TURISMO DO SABER SEE-SP: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO; ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) CAPIVARI - MONOS

 

JUSTIFICATIVA:  Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e a urbanização, com um processo de concentração populacional nas cidades.

   À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.

   A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na construção e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.

 

OBJETIVOS: levar os alunos a adotarem posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

  A visita a natureza, APA CAPIVARI-MONOS, lei 13.136/01 , declarado pela UNESCO com uma RESERVA DA BIOSFERA, o aluno  terá uma rara oportunidade, de está em contato com um dos ecossistemas mais ameaçado do planeta, a MATA ATLÂNTICA. Onde nasce o único rio sem poluição, o CAPIVARI.

 

CONTEÚDO:

·         Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida;

·         Os ciclos da matéria orgânica e sua importância para o saneamento;

·         As teias e cadeias alimentares ;

·         A conhecer a biodiversidade  da  MATA  ATLÂNTICA;

·         Fazer render ao máximo os recursos naturais da cidade e levar o desenvolvimento sustentável através do ECOTURISMO, para a região da APA CAPIVARI-MONOS;

·         A diversidade cultural e a diversidade ambiental;

·         A interdependência ambiental entre as áreas urbana e rural;

·         A necessidade e formas de coleta e destino do lixo

·         A necessidade e as principais formas de preservação e  conservação ambiental

·         As formas de estar atento e crítico com relação ao consumismo.

 

 ESTRATÉGIA:

·         Relação do homem com a zona rural;

·         Plantio de espécies nativas da mata atlântica e plantas medicinais;

·         Fotos, vídeo e painéis da  região da APA CAPIVARI-MONOS;

·         Trilhas temáticas.

 

AVALIAÇÃO:

·         Gincana ecológica;

·         Perceber a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável;

·         Reconhecer alguns processos de construção de um ambiente, tanto urbano quanto rural;

·         Diploma “defensor da natureza”. 

 RECREAÇÃO EDUCATIVA DESENVOLVIDA PELO ANIMADOR CULTURAL:

 

OBJETIVOS:

·         Brincar e aprender com a natureza;

·         Adaptar seus movimentos ao caminhar em um ambiente natural;

·     Participar de atividades em grupo, promovendo a sociabilidade, crescimento pessoal e auto-estima;

·         Desenvolver a percepção ao caminhar em uma trilha;

·         Desenvolver a sensibilidade ouvindo os diversos sons da natureza.

 

AÇÃO INTERDISCIPLINAR:

 

Integrar as áreas de estudo, disciplinas:

·         Língua Portuguesa e Educação Artística: relatório de visitas, entrevistas com a equipe de recreação e técnica da SILCOL e produção de desenho sobre a flora local;

·         Ciências : Fazer o plantio na escola de sementes recebidas de ONG ajudando assim a reflorestar o meio ambiente  local;

·        História, Geografia, Filosofia e Sociologia : Relação do homem x meio ambiente,  colônia alemã e aldeias indígenas localizadas na APA CAPIVARI-MONOS. Ocupação do espaço local por estrada de ferro  e geração de renda com a produção agrícola orgânica  e Ecoturismo. Paisagem, vales e a bacia hidrografia  do Capivari-monos;

·            Matemática: Classificação, seriação e quantificação das espécies de plantas .

 

 

Estudo do Meio PROJETO AULA VERDE Projeto Meio Ambiente SILCOL Projeto Meio Ambiente SILCOL