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Galeria de Fotos: EE GIULIO DAVID LEONE: PROJETO GERAÇÃO DE SUCESSO

EE GIULIO DAVID LEONE

 

Projetos

1-      Geração de sucesso (mesa redonda)

2-      Integração (campeonato)

3-      Ensinando Xadrez

4-      Artífices da Imaginação (RPG)

5-      Sociedades Tribais

 

1-    Geração de Sucesso (mesa redonda)

Justificativa: Diante de um mercado de trabalho crescente a disputa por uma vaga de trabalho se torna mais competitiva com o fenômeno de uma nova onda de imigração para o Brasil, em pleno século XXI.

Objetivo: Desenvolver no aluno a habilidade de buscar informações e perceber as oportunidades que estão a sua volta.

Metodologia: Pesquisa de mercado de trabalho através das novas tecnologias de informações, assim como em revistas especializadas. Adotando a participação em debates, feiras e palestras.

Fator de Mobilização: Mesa redonda; “tema - geração de sucesso”. Conversando com jovens que já estão no mercado de trabalho e outros que são empreendedores de sucesso.

Materiais: Cópias, notebook, Ipad, canetas, máquinas fotográficas, gravadores, TV de led e aparelhos de DVD (com entrada USB).

Plano de ação:

1º Mesa redonda: dia 18 de maio

Convidados:

Ø  Lucas Marin, 21 anos – Cursando ultimo ano de Ciências Contábeis – Treenin na PWC

Ø  Nathália Colar, 22 anos – Advogada – OAB 330332

Ø  Matheus Silva, 14 anos – EM e Edificações – Futuro Engenheiro da Petrobras.

Ø  Thayna Silveira, 17 anos – Cursando 1º ano Engenharia Civil – UNIP

2º Mesa Redonda: dia 22 junho

Convidados:

Ø  Empresários e empreendedores

 

 

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

ü Nome:

ü Série:                           idade:                            fone:

ü Facebook:                          e-mail

ü Qual o curso que você gostaria de se formar na faculdade?

ü Você sabe quanto ganha um profissional nesta área?

ü Você vai fazer o ENEM?

ü Você sabe o que é PROUNI? Explique.

ü Em qual faculdade ou universidade você gostaria de estudar.

ü Você vai prestar vestibular? Em qual faculdade?

ü Quanto custa mensalidade do curso que você pretende fazer na faculdade?

ü  Você está fazendo ou já fez algum curso de capacitação/profissionalizante? Quais?

ü Qual é o domínio do idioma inglês que você tem hoje?

(     ) influente (    ) intermediário (   ) básico (   ) ainda não aprendi

 

Ações preparatórias:

  • Revista: Jovens F5                           
  • Textos: relacionados com profissões, vocação, motivação.

PRODUTO FINAL:

Ø  Produção: textos, relatórios, vídeo, entrevista,

2-    Integração (campeonato)

Justificativa: Existência de problemas de disciplina na sala de aula, muito devido à postura agressiva dos alunos com o professor, o que cria barreiras para seu aprendizado.

Objetivo: Integração dos professores e alunos, diminuindo a barreira entre ambos, com o intuito de diminuir a “barreira/distância” no relacionamento cotidiano.

Metodologia: Utilização do esporte como intermediário da aproximação pretendida, uma vez que todo o processo atingirá o objetivo de forma fluídica e orgânica.

Fator de Mobilização: Revisar/desmistificar a visão já formada de alguns alunos em ralação a seus professores, através da disputa e do espírito esportivo.

Materiais: Bola, trave, rede e apito.

3-    Ensinando Xadrez

Justificativa: Aprimorar o conhecimento dos alunos no âmbito lógico e matemático, uma vez que esta clientela apresenta dificuldades nessas áreas.

Objetivo: Desenvolver adequadamente o raciocínio lógico/matemático, assim como a estratégia para novas resoluções para chegar à um objetivo final.

Metodologia: O jogo de xadrez é um meio eficiente de desenvolver as habilidades pretendidas, uma vez que o jogo em si incentiva o pensamento lógico na obtenção de novos caminhos com foco de um objetivo.

Fator de Mobilização: Disputas através de um campeonato, em que o mesmo se aprimora no processo.

Materiais: Tabuleiro, peças, relógio e material de divulgação/premiação.    

4-      Artífices da Imaginação (RPG)

Justificativa: Devido a observação do crescente desinteresse da nova geração em relação à busca do conhecimento, uma vez que a informação é fornecida em quantidade, porém, não em profundidade.

Objetivo: Desenvolver o interesse do aluno pelo conhecimento, sua autogestão no aprendizado e o pensamento criativo/imaginativo.

Metodologia: Ensinar a como jogar RPG, onde através de sessões contínuas, os alunos serão capazes de juntos desenvolver uma história, necessitando tanto do conhecimento emocional quanto do racional.

Fator de Mobilização: Sessões sequenciais de RPG, buscando a diversão de todos e instigar a vontade pelo conhecimento.

Materiais: Dados (de várias faces), livros básicos (sistema) e xerox de fichas.

5-    Sociedades Tribais

Justificativa: Diante de um mundo globalizado e de novas tecnologias temos como contraponto as sociedades “tribais” ou “tradicionais”.

Objetivo: Ampliar os horizontes dos alunos através da observação da diversidade e complexidade das sociedades.

Metodologia: Formação de turmas em grupos temáticos.

1.      Povo Tupi-Guarani

2.      Povo Yanomami

3.      Povo Pataxó

4.      Povo Maore

5.      Tribos na Escócia – Sistema cônico

Fator de Mobilização: Vivência em uma aldeia tupi-guarani e a apresentação na escola.

Materiais: Aparelhos de som/vídeo, materiais de artes e excursões à reservas.

Produto final:

  1. Dicionário Tupi-Guarani
  2. Banner do projeto 80X120
  3. Apresentação na escola ou no teatro do CEU V Rubi do povo Guarani
  4. Entrega do TCB – Trabalho de Conclusão do Bimestre – normas ABMNT

Apresentação do Projeto através dos recursos tecnológicos:

a)      Facebook – Youtube – PowerPoint - Google Earth

Plano de Ação:

Ø  Sociologia: Organização social e política da sociedade tribal. Pesquisa e entrevista com o Cacique da Aldeia Tenondê Porã. Visita a aldeia.

Ø  Filosofia: Mitos e lendas.

Ø  Geografia: Localização e marcação do território através do Google Earth com as coordenadas geográficas.

Ø  Artes: Pintura, artesanato, cerâmica, dança.

Ø  História: da origem aos dias atuais.

Ø  Português: tronco linguístico.

Período do Projeto: 2º bimestre de 2013.

Inicio:  dia 06 de maio. Fim: dia 21 de junho.

DIVULGAÇÃO DO PROJETO:

Ø  Reuniões com representantes dos grupos/turma/série/time

Ø  Cartazes – Faixas - Convites – Filmes relacionados ao tema.

HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS 3ª série EM.

Ø 01- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação; considerando a função social desses sistemas. ( H3-Enem)

Ø 03-Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é esse público alvo, pela análise de procedimentos argumentativos utilizados. (H23- Enem)

Ø  11- Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas. ( H10-Glll ( 3º série EM Saresp)

Exibindo Imagens 1 a 40 de 59

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